sábado, 16 de junho de 2007

Telecartofilia completa 15 anos no Brasil


Muitos testes foram feitos a partir da implantação do projeto TP-Cartão pela Telebrás em 1987, na época ainda com o sistema da empresa inglesa General Electric Plessey Telecommunications. Mas, o sistema escolhido foi o indutivo, inventado pelo engenheiro brasileiro Nelson Guilherme Bardini.

No dia 5 de abril de 1992 a Telebrás apresentou o novo telefone público durante o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em São Paulo. E o lançamento oficial ao público ocorreu durante a Eco 92 - conferência mundial da ONU sobre meio ambiente - realizada no Rio de Janeiro de 3 a 14 de junho de 1992. Nessa ocasião foi lançada a primeira série, composta de 8 cartões telefônicos: Araras Azuis, Aves do Pantanal, Mico Leão Dourado, Tamanduá Bandeira, Vitória-Régia I e II,  Jacarés e Tiê-Sangue. Em São Paulo, o primeiro Telefone Público a Cartão foi instalado em outubro de 1993 no MASP (Museu de Arte de São Paulo) e foi lançado um cartão comemorativo com a fachada do museu.

1992 – lançamento dos primeiros cartões por algumas telefônicas estaduais como Telerj, Telesp, Teleceará, Telebrasília, Sercomtel e outras.

1994 – A Telebrás lança as primeiras séries e distribui para todo o Brasil.

1997 – Telefônicas estaduais de todo o Brasil também lançam suas séries.

1998 – O Sistema Telebrás é privatizado em 29 de julho, dividido em Telesp, Tele Centro-Sul, Tele Norte-Leste e Embratel. A CRT, CTBC, Ceterp e Sercontel eram companhias independentes e não participaram desse leilão.

1999 – em janeiro os cartões da Telesp passam a se chamar Telefonica; em abril os cartões da Tele Norte-Leste passam a se chamar Telemar; e em julho a Tele Centro-Sul lança séries em todos os seus estados de atuação com o seu nome.

2000 – em abril a Tele Centro-Sul passa a se chamar BrasilTelecom; e em dezembro os cartões da CRT também passam a se chamar BrasilTelecom.

2007 – em abril a Telemar adota o nome de sua operadora de celular e passa a se chamar Oi; em junho a Telecartofilia completa 15 anos no Brasil.

2 comentários:

  1. Saudações Cristiano!
    Parabéns pelo Blog!
    Um abraço,

    André Luiz Gonçalves da Rocha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Muito importante não só para iniciantes.
    Continue assim!
    Um abraço!

    ResponderExcluir