terça-feira, 27 de novembro de 2007

Tira-dúvidas: História da telecartofilia em outro país

Paula: Galera sou desbravadora e estou fazendo a especialidade de Telecartofilia Avançada. Para quem não sabe... telecartofilia é a arte de colecionar cartões telefônicos... Um dos requisitos é fazer uma pesquisa sobre a história da telecartofilia em outro país que não seja o nosso. Tenho buscado, mas é bem difícil encontrar. Alguém poderia me ajudar?!

Cristiano Casagrande: Olá Paula! Eu também já fui desbravador (um grupo semelhante aos escoteiros). Especialidades são uma série de perguntas que se respondidas dão a você uma insígnia para colocar na faixa, certo? Veja aqui a especialidade de telecartofilia

O país que mais temos conhecimento sobre o nosso hobby é a Itália. Foi lá onde tudo começou com o primeiro cartão telefônico no ano de 1976. Esses cartões foram utilizados em máquinas disponibilizadas na Vila Borghese em Roma. Eram cartões de pa
pelão com uma tarja magnética e eram usados na posição vertical.

Depois surgiram os cartões telefônicos magnéticos que são utilizados hoje na Itália. É semelhante ao sistema anterior. Uma particularidade desses tipos de cartões telefônicos é o canto que é cortado para utilizá-lo. Assim, todo cartão usado tem um cantinho quebrado. A diferença entre os sistemas está na durabilidade maior dos atuais e no uso horizontal que passou a ser o padrão no mundo todo.
Finalmente, em 1994 surge a Telecom Itália que investe na difusão do colecionismo de cartões telefônicos criando séries e publicando catálogos que incentivam a telecartofilia naquele país. A empresa possui um site dedicado aos colecionadores e disponibiliza seus catálogos pela internet também. Não deixe de visitar: Collezionismo Schede Telefoniche Telecom Italia

Espero ter ajudado. Um grande abraço.

Telecartofilia é cultura!
Colecione cartões telefônicos.

2 comentários:

  1. Ainda existe os primeiros cartões lançados pela TIM.

    ResponderExcluir
  2. Galera Boa noite! Sou GELCINA Alves, estou concluindo agora a especialidade de telecartofelia avançada eu i minha neta!

    ResponderExcluir