segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Brasil Telecom faz exposição de cartões em homenagem ao Mato Grosso do Sul

De 1 a 11 de outubro, por meio de telecartofilia, visitantes poderão perceber os 31 anos de história do Estado em meio as estampas produzidas regionalmente

O mais novo passatempo entre os colecionadores da atualidade é a telecartofilia - o hábito de reunir e organizar cartões telefônicos. Eles se tornaram objetos de desejo por vários motivos: são bonitos, possuem temas e estampas variadas e informações sobre cultura e arte que agregam conhecimento ao colecionador e valor diferenciado à coleção. Assim como os filatelistas consideram os selos muito úteis antes e depois de seu uso, os telecartofilistas têm como matéria-prima os cartões telefônicos, até mesmo aqueles que costumam ser descartados ou esquecidos. É a história em pequenos formatos.

Para mostrar detalhes sobre este passatempo e, ao mesmo tempo, homenagear os 31 anos da divisão do Estado do Mato Grosso do Sul, é que a Brasil Telecom promove de 1 a 11 de outubro, em seu espaço cultural, na sede administrativa da operadora, Exposição MS – 31 anos de história. Ao todo, mais de 300 cartões, acervo pessoal de colecionadores da capital, ficarão expostos até o dia 11 de outubro - data comemorativa do aniversário do Estado - no Museu do Telefone Marechal Rondon. Na abertura, dia 1 de outubro, às 8 horas, colecionadores e pessoas que fizeram parte da história do Museu do telefone e da telecartofilia de MS serão homenageados.

Para os que desconhecem, os cartões indutivos, de tecnologia magnética, para uso em telefones públicos - TP, os populares Orelhões, foram lançados em 1976 na Itália. Os primeiros cartões lançados no Brasil feitos para teste no ano 1987, com estampas do jogador Romário em campo e do Corcovado. No início de 1992, durante o Grande Prêmio de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, São Paulo, foi apresentado o primeiro TP a Cartão brasileiro. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Telebrás), que levou em conta até as características do clima brasileiro, resultando em um cartão indutivo que queima créditos à medida que as ligações são efetuadas. Só em julho de 92, no Rio de Janeiro, durante Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, a Eco 92, é que foi lançado oficialmente o primeiro telefone público. Foram feitos para o evento os cartões da série ecológica. Uma raridade no País.

Na Exposição MS, os visitantes vão ter a oportunidade de ver séries especiais, curiosidades, conhecer os pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, bem como as cidades do interior por meio das estampas dos cartões telefônicos produzidos regionalmente. A entrada é aberta ao público, desde que pré-agendada no 3326-3326.

Serviço:
Para mais informações, basta entrar em contato com a assessoria de imprensa da Brasil Telecom no (67) 3315-1942 ou (67) 84101-1116 (Janaína Ivo) e (67) 3315-1940 (Michele Nakazato).

Fonte: MS Notícias

Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.