Pronto? Agora vamos conhecer os cartões que retratam o acervo do Museu da República.

Também chamado de Palácio das Águias, o Palácio do Catete foi palco de intensas articulações políticas, como as declarações de guerra à Alemanha, em 1917, e ao Eixo, em 1942, e, nesse mesmo ano, a implantação do Cruzeiro como sistema monetário nacional.
Do Palácio emergem, ainda, memórias de momentos de consternação e comoção nacional, como o velório do presidente Afonso Pena, em 1909, e o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, desfecho de uma das mais contundentes crises político-militares republicanas.

Sede do Poder Republicano por quase de 64 anos, 18 presidentes utilizaram suas instalações. Coube a Juscelino Kubitschek encerrar a era presidencial do edifício, com a transferência da Capital Federal para Brasília em 21 de abril de 1960.
O Palácio do Catete, com base em Decreto Presidencial de 08 de março de 1960, passou então a ser organizado para abrigar o Museu da República, inaugurado a 15 de novembro do mesmo ano.
Da série Museus lançada pela Telebrás em 1996, 10 cartões trazem imagens do acervo do Museu da República. Conheça agora esses cartões ou confira se você já possui todos em sua coleção:
Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.
Leia mais:
A arte e o artista do cartão "A Pátria" da série Museus
Procurando cartões telefônicos? Ache aqui!
Tira-Dúvidas: Como saber a tiragem de um cartão antigo?
Quantos cartões são a série Museus da Telebrás?
Olá!
ResponderExcluirMinha irmã tinha uma coleção de cartões e está pensando em se desfazer deles. Estava procurando alguém que quisesse ficar com eles. Se você tiver interesse me mande um e-mail: rubens@ivoviuauva.com.br .
Abraço!