sexta-feira, 9 de março de 2012

20 anos de Telecartofilia no Brasil

Antes do lançamento oficial, muitos testes foram feitos a partir da implantação do projeto TP-Cartão pela Telebrás, em 1987, na época ainda com o sistema da empresa inglesa General Electric Plessey Telecommunications. Mas, o sistema escolhido foi o indutivo, criado pelo engenheiro brasileiro Nelson Guilherme Bardini.

Série em homenagem ao inventor Nelson Bardini lançada em 2010

No dia 5 de abril de 1992 a Telebrás apresentou o novo telefone público durante o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em São Paulo.


O lançamento oficial ao público ocorreu durante a Eco 92 - conferência mundial da ONU sobre meio ambiente - realizada no Rio de Janeiro de 3 a 14 de junho de 1992. Nessa ocasião foi lançada a primeira série, composta de 8 cartões telefônicos: Araras Azuis, Aves do Pantanal, Mico Leão Dourado, Tamanduá Bandeira, Vitória Régia I, Vitória Régia II,  Jacarés e Tiê-Sangue.


Em São Paulo, o primeiro telefone público a cartão foi instalado em outubro de 1993 no MASP (Museu de Arte de São Paulo) e foi lançado um cartão comemorativo com a fachada do museu.


De lá pra cá, foram emitidos mais de 50 mil cartões telefônicos que passaram a ser disputados pelos adeptos desta nova modalidade de colecionismo, a telecartofilia.

Telecartofilia é cultura! Colecione.

Um comentário:

  1. Pessoal, gostaria de doar muitos carões telefonicos que possuo, resido em vitoria/ES e meu telefone é 27.9931.7020 quem tiver interesse é só me ligar.
    Volta a dizer, quero dar, doar.....
    Abraços,

    Fábio Cereda

    ResponderExcluir