sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer na Telecartofilia

Ao falar de arquitetura, complexidade, simplicidade e exuberância, é impossível não falar de Oscar Niemeyer. Com traços limpos e simples, ele desenhou uma arquitetura para impressionar - não apenas aos que usufruem da construção, mas também àqueles que, às vezes, apenas passarão pelas calçadas: “Sei que meus irmãos mais pobres nada vão deles usufruir, mas se forem bonitos e diferentes, vão parar para vê-los – será para eles um momento de surpresa e encantamento”.

Edifício Niemeyer - Série BH-101

Para Niemeyer, a arquitetura deve ser pensada como invenção, o que sempre fez com que seus projetos despertassem admiração. “A vida é mais importante que a arquitetura”, dizia Niemeyer.

Igreja da Pampulha

O arquiteto carioca, nascido em 15 de dezembro de 1907, ficou famoso por projetos que se tornaram cartão-postal de Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, nos anos 1940, e de Brasília, dez anos mais tarde, com a construção da nova capital federal.

Série Brasília 38 anos

Nos anos 1950 foram construídos os edifícios que incluiriam Niemeyer na história da arquitetura nacional e o projetariam internacionalmente: os primeiros prédios de Brasília, como o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, a Praça dos Três Poderes e a Catedral.

Série Brasília - Vista Panorâmica

Os traços leves e certeiros traduziram sua maneira moderna, inovadora e ousada de enxergar o mundo em mais de 70 anos debruçados sobre sua arte. Em sua mais conhecida construção de palavras, ele revelou sua base de inspiração ao descrever que “não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida”.

Texto: Reuters Brasil

Telecartofilia é cultura! Colecione.

5 comentários:

  1. oie eu tenho cartoes caso queira comprar alguns eu tô vendendo tenho até importatos,meu email é myllinnha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. VENDO um lote de 60 Cartões.
    Muita coisa interessante.
    É leilão no Mercado Livre. Cliquem no Link para verem todas as fotos.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-480040505-l01-cartoes-telefonicos-telemar-telebras-vivo-oi--_JM

    ResponderExcluir
  3. Tinha o primeiro cartão quando era pequeno.

    ResponderExcluir
  4. hola soy de uruguay me pregunto si alguien quiera tarjetas de de aca mi correo es rayaraya@adinet.com.uy

    ResponderExcluir
  5. Tenho da pampulha lacrado. Interessados...

    ResponderExcluir