quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Orelhões cada vez mais raros

Todos os dias, 120 orelhões desaparecem das ruas do país.



De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em 10 anos, o Brasil perdeu um terço dos aparelhos. Em 2004 eram mais de um milhão de orelhões, hoje, existem pouco mais de 800 mil.


Com 280 milhões de celulares no Brasil, os orelhões caíram em desuso. Segundo a agência, cada aparelho faz, em média, apenas duas ligações por dia e a quantidade de orelhões deve cair ainda mais. Em 2020, deve haver apenas um aparelho para cada mil habitantes.



A arquiteta e designer Chu Ming Silveira foi responsável por criar o orelhão, uma invenção com desenho simples, mas bem funcional.


Os primeiros orelhões foram instalados no Rio de Janeiro e em São Paulo, em 1972, quando Chu Ming era chefe do departamento de projetos da Companhia Telefônica Brasileira.

6 comentários:

  1. Pra quem curte a nostalgia de tudo envolvendo a telefonia pública, como eu, vai ser triste ver ele se extinguir. Belo texto. Tenho um blog que relata isso. Se quiser fazer uma visita acesse: orelhoes.blogspot.com Também se puder ajudar com algum conteúdo estou a disposição. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Irei retribuí-la, com certeza! Tudo que envolve cartões telefônicos nos interessa muito, seja bem-vindo!

      Excluir
  2. sera que as coleções de cartões telefônicos vão supervalorizarem com a quase extinção dos orelhões?

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma coleção de cartões com mais de 700 cartões. Estou querendo vender. Alguém se interessa? Me chama no WhatsApp (11)99571-1613

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristiano, tenho alguns cartões do Japão, sabe onde posso verificar o valor de venda deles?

    ResponderExcluir