terça-feira, 25 de abril de 2023

Por onde andam os telecartofilistas?

Fazia um bom tempo que não abria a minha conta no Facebook, quando resolvi espiar as dezenas de mensagens pendentes e uma delas era do Elton Conte, que tem um canal no YouTube chamado Colecionando e queria que eu partipasse de uma transmissão ao vivo para falar sobre o meu blog Telecartofilistas.

 

Telecartofilista é o colecionador de cartões telefônicos, um hobby muito popular nos anos noventa e que me rendeu muitas histórias. Foi também o tema que escolhi para escrever um blog e começar a minha trajetória de criação de conteúdo para Internet. Comecei a colecionar na época do ensino médio, no fim dos anos 90, quando o sistema Telebrás tinha operadoras estaduais e emitia cartões telefônicos temáticos e culturais de cada região do Brasil. 

Criei o blog Telecartofilistas em 2007 e o mantive durante dez anos com publicações que alcançaram mais de 880 mil visualizações. Por conta do blog, me tornei um criador de conteúdo e trabalhei profissionalmente com marketing digital para diversos artistas. 

Entre as histórias que compartilhei durante a transmissão, lembrei que conferia cada orelhão (telefone público) no caminho para escola para ver se alguém havia deixado algum cartão telefônico usado, a vez que comprei dezenas de cartões telefônicos da série Senhor dos Anéis e vendi para meus colegas de faculdade pedido para me devolverem quando acabassem os créditos e o cartão telefônico da Letônia que mandei personalizar e recebi pelo correio. 

E você, também colecionou cartões telefônicos ou ainda coleciona? Hoje em dia, estão cada vez mais raros e se tornaram uma relíquia, mas ainda rendem muitas histórias. Muito obrigado pela leitura e até a próxima!

3 comentários:

  1. Conheço seu blog há uns 15 anos. Tem postagem em comentário meu aqui de 2007. To aqui reorganizando minha coleção de cartões telefônicos. CT's nem são minha praia, eu sou Filatelista (selos). Nos últimos quase 20 anos só ''juntei'' os CT's, sem seriedade, a ponto de só ir colocando os cartões dentro de caixas de sapatos, sem pastas nem plásticos. Não sei quantos cartões tem aqui, mas são 14 caixas de sapatos cheios. Terminei hoje de separar por operadoras, 95% dos cartões são daqui de GO (Telegoiás, Telegoiás Brasil Telecom). Agora que vou REALMENTE organizar, por operadora e por ordem cronológica, ficar com 1 de cada, comprar álbuns e botar as repetições pra correr. Por sorte, uns 10 anos atrás ou mais, salvei as listas do CEACARD em Excel e as tenho até hoje no computador. Mas reparei que vão até 2009 no máximo, e tem cartão aqui da OI emitido em 2011, 2014... Sem um CATÁLOGO que organize e classifique a coleção, fica difícil colecionar. Tem cartão aqui que sequer encontrei no Colnect.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem planilhas que em tese tem todos os cartões. Entra em algum grupo no Facebook e pergunta que podem te mandar o link.

      Excluir
  2. Existe algum grupo de WhatsApp ou Telegram?

    ResponderExcluir