sábado, 18 de agosto de 2007

A arte e o artista do cartão "A Pátria" da série Museus

Descrição: A Pátria - Pedro Bruno
Série: Museus
Operadora: Telebrás
Emissão: 01/1996
Tiragem: 2.000.000
Fabricante: CSM
Créditos: 35

A Pátria é um dos quadros históricos mais famosos do Brasil. Pintada por Pedro Bruno em 1919, o óleo sobre tela pertence hoje ao Museu da República, no Rio de Janeiro e ilustra muitos livros escolares.

A riqueza de detalhes e o fiel retrato da época contribuem para a importância da obra. A recente proclamação da República inspirava e orgulhava os cidadãos brasileiros e os levava a sonhar com um futuro glorioso para a sua nação.

A arte apresenta mães trabalhando e cuidando de seus filhos em um ambiente familiar dedicadas à confecção de uma bandeira nacional. Um bebê brinca com uma estrela ainda por ser costurada à bandeira enquanto outra criança abraça carinhosamente parte da bandeira simbolizando carinho e o futuro do país.

Já as mulheres representam as mães que exerciam o trabalho de cuidar dos filhos, da casa e ainda auxiliavam no orçamento doméstico com serviços de costura. A tela retrata uma época em que as mulheres ainda nem sonhavam em trabalhar fora.

Com talento também para a poesia, o próprio artista expressou seu objetivo ao pintar a tela. "Eu quis cantar um hino às mães do Brasil; quis prostrar-me aos pés de todas as mães desta terra, cujo leite fecundo é a seiva divina que, alimentando vidas, cria povos construindo pátrias."

Pintor internacionalmente respeitado, o seu famoso quadro, A Pátria, figura no verso da nota de duzentos mil cruzeiros do antigo dinheiro brasileiro e no cartão telefônico da série Museus emitido pela Telebrás em 1996.

Telecatofilia é cultura! Saiba mais sobre Pedro Bruno

3 comentários:

  1. Oi,
    vc sabe me informar onde/se ainda ocorre uma feira de troca e venda de cartões no Rio de Janeiro?
    vc pode me responder pelo e-mail borges_campso@hotmail.com
    obrigada, luiza

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um desse para vender quem quer.evanescence3000-@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um quadro de Pedro Bruno gostaria de fazer uma avaliação.

    ResponderExcluir