sábado, 1 de setembro de 2007

Salve as borboletas, colecione cartões telefônicos!

Um dos meus primeiros cartões internacionais trazia essa frase: "Rettet die Schmetterlinge, sammelt Telefonkarten!" e a imagem de uma coleção de cartões telefônicos em um expositor de madeira. Usando mais a lógica do que o meu conhecimento de alemão, deduzi que seria uma frase de incentivo à telecartofilia. Um tradutor eletrônico confirmou minha primeira impressão e me surpreendeu pela criatividade: "Salve as borboletas, colecione cartões telefônicos!"

Muitos anos depois, encontrei um colecionador de borboletas, não o clássico colecionador, mas um telecartofilista como eu. Em sua coleção havia vários cartões do Brasil e alguns do Uruguai e da Alemanha com o tema Borboletas. A beleza dos cartões era impressionante e me levou a pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Para minha surpresa, descobri uma variedade de cartões telefônicos de todas as partes do mundo tão impressionante quanto a beleza dessa coleção temática.

Julian Prentki, da Polônia, apresenta cartões telefônicos de 44 países - 50 do Brasil - em seu site Butterflies on the Phonecards; Peter Domhardt, da Tailândia, reuniu 1846 cartões telefônicos de 83 países - 112 do Brasil - em seu site Peter's Phonecard Page; e Izzet Kirbas, da Turquia, conta com 906 cartões telefônicos de 81 países - 47 do Brasil - em seu site Turkcards. Nesses links, o telecartofilista brasileiro irá se surpreender ao encontrar tantos cartões sobre o tema em seu próprio país.

Uma das séries que mais se destacam é este bonito puzzle dos Emirados Árabes Unidos:



Lepidoptera, a ordem a que pertencem as mariposas significa "asas com escamas". Em espanhol utiliza-se o termo mariposa tanto para as de hábitos diurnos como noturnos. Em português, as mariposas são popularmente conhecidas como as noturnas que não possuem a mesma variedade de cores. Na verdade, é o mesmo animal, mas com pequenas diferenças em relação às antenas, coloração e hábitos.

O Brasil é um verdadeiro paraíso para as borboletas. O clima tropical e a abundância de flores cheias de néctar são extremamente propícios para o desenvolvimento desses insetos graciosos e diferentes. Borboletas despertam admiração e curiosidade. É difícil ela não ser percebida por onde passa. Muitos param para olhar, outros até afirmam que elas trazem sorte, mas poucos conhecem mais sobre esse interessante ser alado.

Telecartofilia é cultura! Tire suas dúvidas sobre as borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário