segunda-feira, 28 de abril de 2008

100 anos de imigração japonesa no Brasil

No dia 18 de junho de 1908 chegava ao Brasil o primeiro navio com imigrantes japoneses. O navio Kasato Maru trazia 165 famílias em busca de uma vida melhor no Brasil. Na época, o Japão enfrentava uma crise devido a guerras recentes, desemprego e um aumento da população maior do que o seu território poderia manter.

Alguns anos antes, em 1895, era assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Juntavam-se então duas necessidades complementares: o Brasil precisando de mão-de-obra e o Japão com necessidade de promover a emigração.

Operadora: Telebrás
Descrição: Centenário da Assinatura do Tratado de Amizade. Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão 1895-1995
Emissão: 11/1995
Tiragem: 2.400.000
Fabricante: Interprint
Créditos: 35

"No Brasil, existe uma árvore que dá ouro: o cafeeiro. É só colher com as mãos", diziam cartazes do período. Da parte do Brasil, o interesse pela vinda dos japoneses devia-se principalmente à interrupção, em 1902, do fluxo de imigrantes italianos, que deixou as fazendas cafeeiras precisando de mão-de-obra.

Ir para o Brasil, fazer dinheiro nas lavouras de café e retornar ao Japão o mais breve possível não era um sonho para muitas famílias japonesas no início do século XX: era a única saída.

Hoje, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas conforme dados da embaixada. O resultado desse processo foi uma grande integração entre japoneses e brasileiros.

E um dos cartões telefônicos internacionais mais populares entre os colecionadores do Brasil são os japoneses da operadora NTT.

Com belas imagens, baixo custo de aquisição nas lojas de telecartofilia (50 centavos em média) e a possibilidade de ter na coleção cartões do outro lado do mundo, muitos colecionadores mostram sua preferência integrando a telecartofilia japonesa à brasileira.

Crédito das informações do cartão da Telebrás: Filipe Guedes

Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.

Leia mais:
Salve as borboletas, colecione cartões telefônicos!
Phonecard Collecting Around the World
Tira-dúvidas: Quanto vale o meu cartão telefônico?
Tira-Dúvidas: Como saber a tiragem de um cartão antigo?