quarta-feira, 16 de abril de 2008

Tira-Dúvidas: Como saber o país do cartão telefônico?

Ricardo Natal: Como você indentifica de qual país é um cartão importado?
Cristiano Casagrande: Olá Ricardo! Boa pergunta. Não é muito fácil identificar alguns cartões telefônicos internacionais. Alguns trazem o nome do país como, por exemplo, os nossos cartões da Brasil Telecom, mas e se não houver o nome? Ou se a escrita for diferente da nossa, como saber?

1. Procure por algum nome que possa identificar o país. Pode ser o nome do país ou o seu gentílico (brasileiro, espanhol, alemão, por exemplo). Essa informação pode estar em inglês, mas geralmente se encontra na própria língua local. O cartão a seguir traz a palavra polska. Esse é fácil. Você consegue identificar?



2. Tente identificar a linguagem utilizada no cartão. Dependendo do idioma, apenas a sua identificação é suficiente para descobrir o país. Ou pelo menos o grupo de países que possui essa língua.

3. O nome da empresa telefônica também ajuda muito. Às vezes, você não vai entender nada do que está escrito, mas pode tentar identificar qual empresa emite o cartão. O cartão a seguir traz um desenho com a palavra OTE. Você saberia dizer que empresa telefônica é essa?



4. Quando nenhuma das dicas anteriores ajudar, o jeito é tentar reunir o máximo de detalhes possíveis, analisar a foto ou figura ou comparar o tipo de cartão com outros que usam o mesmo sistema.

O cartão a seguir traz suas informações em árabe. Pode ser de vários países, pois muitos têm esse idioma oficial. Esse é mais difícil. Para descobrir, só comparando com outros cartões do mesmo tipo ou tentando identificar o local apresentado na foto. Quem arrisca um palpite sobre a origem desse belo cartão?



Clique em comentários e dê a sua opinião sobre os países de origem desses cartões! Aí está o primeiro desafio do Blog Telecartofilistas. Dêem os seus palpites e acompanhem os comentários. Se precisar, darei mais dicas.

Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.

Leia mais:
Descubra como falar telecartofilia em outras línguas!
O caso do cartão telefônico com Saddam Hussein
Cadastre-se no Blog Telecartofilistas!
Tira-dúvidas: Quanto vale o meu cartão telefônico?