sábado, 17 de janeiro de 2009

Museus Castro Maya na série Museus da Telebrás

Você já sabe quantos cartões são a série Museus da Telebrás? Se ainda não, confira a matéria sobre todos os cartões da série para entender melhor os cartões que compõem essa bela coleção. Pronto? Agora vamos conhecer os cartões que retratam o acervo dos Museus Castro Maya.

Os museus se originam na coleção particular do empresário franco-brasileiro Raymundo Otoni de Castro Maya (1894-1968), em parte herdada de seu pai, em parte adquirida por ele mesmo.

Castro Maya era um colecionador que entre os anos 1920 e 1968 descobriu, colecionou e adquiriu a quase totalidade dos objetos que hoje compõem o acervo dos seus museus que somam aproximadamente 22 mil itens, entre peças, livros e documentos.

O Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, e o Museu do Açude, no Alto da Boa Vista - integram hoje o conjunto de museus pertencentes ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura. Residências de Raymundo Ottoni de Castro Maya, foram por ele doadas à Fundação que levou seu nome na cidade do Rio de Janeiro.

Da série Museus lançada pela Telebrás em 1996, 13 cartões trazem imagens do acervo dos Museus Castro Maya. Conheça agora esses cartões ou confira se você já possui todos em sua coleção:



Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.

Leia mais:
A arte e o artista do cartão "A Pátria" da série Museus
Procurando cartões telefônicos? Ache aqui!
Tira-Dúvidas: Como saber a tiragem de um cartão antigo?
Quantos cartões são a série Museus da Telebrás?