quarta-feira, 26 de março de 2008

Ilha de 50 habitantes emite cartões telefônicos para colecionadores

Imagine um lugar longe. Imagine um lugar no meio do nada. Imagine um lugar quase impossível de chegar. Quer uma ajuda? Pense nas Ilhas Pitcairn!

Nunca ouviu falar? Então, está provado que este é o lugar que estamos tentando imaginar. Uma ilha deserta? Não, uma ilha de 5 km² com 50 habitantes e três ilhas desertas totalizando 43 km².

A economia da ilha baseia-se na pesca, agricultura de subsistência, venda de artesanato para visitantes e apicultura para exportação. Mas em 1940 surgiu uma nova fonte de renda: selos postais, que se tornaram muito procurados pelos colecionadores. E em 1998, para atender os colecionadores de cartões telefônicos, o país emitiu quatro cartões telefônicos que formam a série Views of Christian's Cave [Vistas da Caverna de Christian].

Pitcairn é uma colônia britânica administrada pela Nova Zelândia e que passou a ter população definitiva em 1790. A história da ilha é digna de roteiro de filme. O povoamento surgiu de um motim da tripulação contra o capitão. Os amotinados queimaram e afundaram o navio e se estabeleceram na ilha. Hoje, a população é composta de nove famílias, a maioria descendente dos amotinatos do navio HMS Bounty. Os cartões foram lançados na ocasião da instalação de um telefone via satélite. O novo sistema de cartões telefônicos reduziu o preço da ligação telefônica de 15 dólares neozelandeses para 7,5 dólares neozelandeses por minuto. As imagens dos cartões já haviam ilustrado uma série de selos que também foi baseada nas pinturas de Lesley Harraway. Os valores dos cartões são (NZD) $5.00, $10.00, $20.00 e $50.00, sendo o primeiro com tiragem de 2.000 e os demais com tiragem de 1.000 exemplares. A série completa custa 75 dólares e pode ser adquirida na loja virtual do governo local. Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.

Leia mais:
Phonecard Collecting Around the World
Salve as borboletas, colecione cartões telefônicos!
O caso do cartão telefônico com Saddam Hussein
Procurando cartões telefônicos? Ache aqui!