quinta-feira, 5 de junho de 2008

Museu Histórico Nacional na Série Museus da Telebrás

Você já sabe quantos cartões são a série Museus da Telebrás? Se ainda não, confira a matéria sobre todos os cartões da série para entender melhor os cartões que compõem essa bela coleção. Pronto? Agora vamos conhecer os cartões que retratam o acervo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.

O museu localiza-se na Praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. A instituição foi criada em agosto de 1922 pelo presidente Epitácio Pessoa, com a função de ser um museu voltado para a História do Brasil. O conjunto arquitetônico de origem militar foi construído a partir de 1762 para a defesa da cidade.

Com um variado acervo com cerca de 200 mil itens, destacam-se as exposições permanentes A Memória do Estado Imperial, O Pátio dos canhões, Colonização e Dependência, e Do Móvel ao Automóvel: transitando pela História.

Além das exposições, o museu possui o maior acervo numismático e filatélico da América Latina, com cerca de 127.000 peças, entre moedas, cédulas, selos, carimbos, sinetes, medalhas e ordens honoríficas. Para os colecionadores do Rio de Janeiro ou visitantes da cidade, é um ótimo programa conhecer de perto o acervo.

Da série Museus lançada pela Telebrás em 1996, 11 cartões trazem imagens do acervo do Museu Histórico Nacional. Conheça agora esses cartões ou confira se você já possui todos em sua coleção:



Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.

Leia mais:
A arte e o artista do cartão "A Pátria" da série Museus
Uma homenagem às margens do Ipiranga
Museu Imperial de Petrópolis na Série Museus da Telebrás
Quantos cartões são a série Museus da Telebrás?