segunda-feira, 16 de junho de 2008

16 anos de Telecartofilia no Brasil e 1 ano de Blog Telecartofilistas

Foram horas de pesquisa, elaboração de matérias e digitalização de imagens de cartões telefônicos, mas valeu a pena. O Blog Telecartofilistas completa hoje 1 ano no ar e já tem muitas histórias para contar.
Não é por acaso que o aniversário do blog coincide com o aniversário da telecartofilia no Brasil. Sempre pesquisei muito sobre o assunto e não encontrava as respostas. Uma das minhas dúvidas era como e quando a telecartofilia surgiu no Brasil. Descobri que estava prestes a completar 15 anos e resolvi divulgar os resultados da minha pesquisa.

A telecartofilia ainda não tem a mesma organização da filatelia e da nunismática. Então, aproveitei a data comemorativa e enviei e-mails para o maior número de colecionadores possível. Recebi muitas respostas, que me incentivaram a continuar a minha busca por uma organização maior do nosso colecionismo. Publiquei o histórico da telecartofilia brasileira na Wikipédia e iniciei o Blog Telecartofilistas para servir como divulgação dessas pesquisas para quem coleciona e também para incentivar que ainda não coleciona a começar a sua coleção também.

Hoje, o Blog Telecartofilistas conta com mais de 9.875 visitas vindas de 76 países diferentes e ajuda muitos colecionadores a organizarem suas coleções. Recebi muitos elogios de outros blogs e já tive repercussão em jornais no Brasil e no exterior. Mas nada supera as centenas de perguntas de colecionadores que recebo e os pedidos de ajuda que não param de chegar.

Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.

Leia mais:
Blog Telecartofilistas é notícia nos Estados Unidos
Blog Telecartofilistas contribui para matéria de jornal em São Paulo
Telecartofilia completa 15 anos no Brasil
Telecartofilistas fazem abaixo-assinado por melhores cartões telefônicos
Quanto vale uma coleção de cartões telefônicos?