domingo, 8 de fevereiro de 2009

Como organizar uma coleção de cartões telefônicos?

Existem várias formas de organizar uma coleção, cada colecionador tem a suas preferências e, provavelmente, não encontraremos duas coleções iguais. Mas, é a organização dos cartões o que mais incentiva o colecionador a melhorar o seu acervo.

É a partir da organização que a coleção cresce e valoriza. O colecionador Karlos Eduardo admite que sua coleçao está "meio bagunçada" por permanecer um ano parada, mas costuma organizar por operadoras separando as séries dos cartões de mídia.

Alguns colecionadores, como Fábio Pádua, utilizam a ordem cronológica. Enquanto outros dão preferência às séries.

O goiano Péricles utiliza pastas fichário, com 10 cartões por plástico. "Não coloco no verso para poder consultar o verso dos cartões sem ter que tirá-los, separo por estados também; só não coloco em ordem cronológica."

O colecionador Carlos Borba explica que utiliza catálogos como referência e separa suas pastas por estado e operadora. Além de confeccionar as próprias pastas, Carlos está desenvolvendo um programa para gerenciar a coleção. "Sei o que tenho e que não tenho. Consigo gerar listas de faltas filtradas por qualquer informação que estiver registrada. Estatísticas do número de cartões por tiragem, data de emissão, operadora, estado, por catálogo, por tema, se tem ou não defeito de fabricação, etc."

Outro colecionador dedicado à organização da sua coleção é o baiano Nelson Teixeira que já fotografou todos os cartões individualmente. "Peguei a listagem disponível no site www.ceacard.com.br e criei um código sequencial para os cartões por operadora. Assim que estiver pronto pretendo disponibilizar na internet."

Outra forma de organizar é através de temas. Marckson Kielek afirma que pode parecer estranho reunir todos os cartões sobre paisagens, por exemplo, mas considera a melhor organização para destacar a beleza da coleção.

Além de todas essas dicas, você também pode conferir em vídeo como organizo a minha coleção:



Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.

Créditos: Foto de Felipe Góes e vídeo produzido por Erika Sara.

Leia mais:
5 sites para facilitar a sua vida de colecionador!
Organize e compartilhe sua coleção pela Internet!
Procurando cartões telefônicos? Ache aqui!
Colecionadora investe em loja com mais de 2 milhões de cartões telefônicos
Salve as borboletas, colecione cartões telefônicos!