quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Tarjetas Cubanas

Os primeiros telefônicos públicos a cartão de Cuba foram instalados em 1993 pela ETECSA - Empresa de Telecomunicaciones de Cuba S.A. - estatal do país. São dois os sistemas adotados na ilha: urmet (tarja magnética) e chip.

Os cartões com o sistema de tarjas magnéticas possuem um canto que deve ser destacável para utilização. Realizam chamadas locais e nacionais e são vendidos em moeda nacional nos valores de $5.00 e $7.00 pesos.

O outro sistema de cartões com chip realiza chamadas locais, nacionais e internacionais; e são vendidos em moeda estrangeira nos valores de 5, 10 e 20 dólares.

Na página oficial da empresa, há uma seção explicativa destacando que as temáticas divulgadas nos cartões são destinadas aos colecionadores.

"Temos o objetivo na seleção de imagens para nossos cartões, de não só satisfazer o cliente com seu valor de uso, mas também pelo seu valor colecionável, sendo este fator de cultura outro motivo para adquirí-las."

"ETCSA tem utilizado diversos temas de interesse nacional que estimulam o colecionismo de cartões, destacando os valores de nossa flora, fauna e arquitetura, avaliadas por profissionais de cada um dos temas."

"No mundo já existem organizações especializadas nesse colecionismo, contam com programas na internet, publicações, lembranças de viagem, etc."

Percebe-se que apesar das dificuldades econômicas e tecnológicas de Cuba, a cultura ainda é uma prioridade. Enquanto isso, no Brasil, os colecionadores tentam chamar a atenção das operadoras com um abaixo-assinado online que busca o resgate da cultura nos cartões telefônicos nacionais.

Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.

Crédito das imagens: Leonardo e Marcelinho

Leia mais:
Phonecard Collecting Around the World
Ilha de 50 habitantes emite cartões telefônicos para colecionadores
100 anos de imigração japonesa no Brasil
Salve as borboletas, colecione cartões telefônicos!