quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Documentos revelam como deveria ser a telecartofilia no Brasil

Com 17 anos de existência no Brasil, a telecartofilia não passa por bons momentos atualmente. Do incentivo e apoio cultural na década de 90 ao interesse comercial no início deste década, hoje a situação é de abandono.

Documentos da extinta Telebrás podem ajudar a esclarecer o que aconteceu com o colecionismo de cartões telefônicos no Brasil.

Práticas Telebrás

Este documento, elaborado em novembro de 1995, revela o planejamento da empresa para incentivar a telecartofilia.

De acordo com o item 6, a Telebrás deveria "planejar, desenvolver e promover a emissão de cartões telefônicos comemorativos de datas ou eventos de projeção nacional; estabelecer critérios e preços para a comercialização de cartões destinados a telecartofilistas; planejar, acompanhar e avaliar o cumprimento de um programa de emissão de cartões telefônicos dirigidos aos telecartofilistas".

Apenas essa preocupação já diferencia a antiga emissora de cartões de telefônicos das atuais empresas. Mas, o plano era ainda melhor.

Havia a proposta de disponibilizar um profissional dedicado a atender os colecionadores. Entre as atribuições deste agente estavam "propor diretrizes, critérios e procedimentos para o cadastramento e o atendimento dos telecartofilistas e a comercialização de cartões telefônicos dirigida aos telecartofilistas; propor à Telebrás temas para a emissão de cartões telefônicos; e prestar total atendimento aos telecartofilistas".

Este atendimento é detalhado no item 4 do documento. Ainda não se sabe o que ocorreu com este planejamento e até que ponto foi executado, mas está claro a diferença entre os cartões emitidos pela Telebrás e os atuais cartões telefônicos.

Após a privatização da empresa, a Brasil Telecom manteve uma loja online, a Telemar publicou algumas matérias sobre o assunto e a Telefonica chegou a ter catálogos, clube e organizar encontro para colecionadores.

No entanto, hoje, Brasil Telecom e Telemar formam a Oi, com raríssimos cartões telefônicos com temas colecionáveis, e a Telefonica de vez em quando emite séries para colecionadores.

Em função disso, contamos com mais de 100 assinaturas pedindo melhores cartões telefônicos na tentativa de chegar este apelo às operadoras.

Telecartofilia é cultura! Colecione cartões telefônicos.

Leia mais:
Série Ayrton Senna do Brasil
Eco 92 - a primeira série do Brasil
Quantos cartões são a série Museus da Telebrás?
A Telecartofilia ainda sobrevive. E enquanto há vida, há esperança!
Tarjetas Cubanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário